outubro 16, 2010

A Ressaca Emocional

A ressaca emocional é um fenómeno do foro psíquico que acontece com alguma frequência em elementos do sexo feminino.

O termo “ressaca” refere-se ao conjunto de sintomas que surgem num indivíduo depois de este se sujeitar a um tipo de dependência, nomeadamente álcool ou drogas. Tendo em conta que os relacionamentos afectivos em geral (sejam eles de longo prazo ou não) funcionam como uma espécie de droga para certas mulheres, e que obviamente interferem no estado emocional das mesmas, é fácil constatar a forma como este fenómeno ocorre, e quanto maior for a “dependência”, mais grave é a consequência.

No fundo a ressaca emocional é uma fase caracterizada por uma certa prostração e frustração quando o elemento feminino atravessa um momento fugaz de entrega afectiva e este é interrompido abruptamente por causas alheias à sua vontade. De tão intenso e arrebatador que esse momento se torna, a capacidade de resposta depois de ele ter acabado é, na maior parte dos casos, muito lenta e dolorosa (embora também dependa da forma como cada mulher lida com as suas próprias emoções).

O efeito que essa situação deixa é idêntico ao que acontece quando estamos a suster a nossa respiração por alguns instantes; fazemos um grande esforço até aguentarmos. Quando já não aguentamos mais, e a respiração volta ao normal, sentimo-nos como que cansados, exaustos, sem forças.

Assim sendo, a ressaca emocional apresenta os seguintes sintomas:


  • Falta de energia (prostração)

  • Tristeza, amargura

  • Sensação de vazio interior, como se nos tivessem sugado algo de profundo em termos emocionais

  • Sensação de “querer mais” (insatisfação)

  • Tendência para pensar somente nesse momento durante algum tempo, como se quiséssemos reter tudo o que restou dele

  • Sentimento de esperança para que se volte a repetir

  • Sentimento de culpa por não se ter feito algo para que durasse mais (frustração)

  • Sentimento de raiva/revolta nos casos em que o elemento masculino contribui para o fim repentino do acontecimento em causa.


Tal como foi subentendido anteriormente, o grau de recuperação depende daquilo que a experiência vivida representou para a mulher em questão. Contudo, deixa sempre marcas...

Sem comentários:

Enviar um comentário